Conheça Blumenau e Pomerode, famosas pela influência da cultura Alemã no Brasil. As cidades mantêm fortes características europeias, que encantam seus visitantes com sua arquitetura típica, gastronomia, natureza, indústrias, cervejas e festas.
Curiosidades:
- O início da colonização de Pomerode remonta ao ano de 1863, como parte da Colônia de Blumenau, fundada por Hermann Otto Blumenau. O povoamento, ao longo do Vale do Rio do Testo, foi estratégico para estabelecer a ligação terrestre entre as colônias de Blumenau e de Dona Francisca (atual região de Joinville), fortalecendo os meios de comunicação e o comércio.
- O nome Pomerode está ligado à origem de seus fundadores, imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), região ao norte da Alemanha. Os que chegavam tiravam seu sustento da agricultura e, por isso, tinham que roçar os terrenos e organizar as lavouras para se alimentar do que plantavam. Em terras germânicas, quando uma área era cortada para fundar um povoado, o local recebia o sufixo “-roda” (do verbo “roden”, que significa roçar, limpar a vegetação). Assim surgiu Pomerode, originalmente como “Pommeroda” – o mesmo que “Roçado dos Pomeranos”.